segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Orixás em quadrinhos

Penetre o universo de Olodunmaré, os caminhos de Omulu, as estratégias de Ogum e a generosidade de Oxóssi. A editora Marco Zero lançou o álbum Orixás - Do Orum ao Ayê, que retrata a criação do mundo segundo a mitologia africana, com o nobre objetivo de difundir uma cultura que tem muitas ligações com a nossa.

Dividida em cinco capítulos recheados de narrativas arrojadas, essa HQ traz ao público histórias que apenas eram partilhadas por quem frequenta os lugares sagrados em que se cultuam os orixás. A arte de Caio Majado conecta o Ayê (o mundo físico) e o Orum (a morada dos deuses), transformando os orixás em meio deuses, meio super-heróis.

Me parece uma bela introdução a este vasto mundo.

3 comentários:

  1. Boa iniciativa, sobretudo num momento em que, finalmente, o Brasil resolveu tornar obrigatório o estudo da História da África em todos os seus aspectos, inclusive a sua superestrutura, que compreende, entre outros, a ideologia moral, política, religiosa, etc.
    É possível realizar excelente atividade com os alunos usando essa HQ e, como contraponto, o livro de Mitologia Greco-Romana para crianças que aparece em postagem anterior.
    Obrigada pela dica. Vou divulgar.

    ResponderExcluir
  2. As ilustrações dos orixás estão simplesmente horrorosas,refletindo bem a falta de talento e sensibilidade de quem as produziu. Sinceramente, praticamente sempre que vemos produções sobre os orixás, os mesmos são retratados de forma demasiadamente amadora, feia, quando não grotescas. Acredito que deve-se procurar incentivar e valorizar talentos, a fim que os orixás sejam retratados com pesquisa, estudo, criatividade e arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa é a sua opinião. não é todo mundo que gosta do estilo de quadrinhos, não é todo mundo que gosta de Picasso, não é todo mundo que gosta de cinema. devemos considerar (e celebrar) o fato de que está sendo feita alguma coisa para aumentar o alcance do conhecimento.

      Excluir