terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Desperte para o primeiro dia


O primeiro dia do ano se tornou uma celebração universal festejada nas mais variadas formas em várias culturas e tradições. É consagrado, entre outros, às entidades greco-romanas do destino - as Parcas e as Moiras -, à deusa tríplice celta Morrigan, aos deus romano Jano e às divindade japonesas protetoras das casas e das famílias.

Para garantir o sucesso e a abundância no ano que se seguia, antigamente eram feitos rituais e chamamentos às divindades, purificando-se e expulsando o mal, pois este momento era propício às interferências das forças negativas e às atuações de seres malignos e de fantasmas.

Na antiga Babilônia, por exemplo, festejava-se a deusa Nashe com procissões de barcos enfeitados de flores e repletos de oferendas, similares aos festejos atuais de Iemanjá no Brasil. Acendiam-se fogueiras e lamparinas, as famílias usavam roupas novas, reuniam-se, trocavam presentes e festejavam com comidas tradicionais e vinho. Nos templos, havia cerimônia de purificação com fogo, oferendas e libações para as divindades e adivinhações sobre as perspectivas do próximo ano.

Os antigos gregos celebravam à deusa Hera, padroeira dos casamentos, com o festival de Gamélia. Ofereciam-lhe figos de mel e guirlandas de ouro, chamando seus bênçãos durante os inúmeros casamentos realizados neste dia.

Na Roma antiga, era realizado o Festival Strenia à deusa Anna Perenna, durante o qual trocavam-se presentes. Neste dia, faziam-se também oferendas para a deusa Fortuna, chamando suas bênçãos de boa sorte e de prosperidade para todo o ano.

É preciso lembrar que o primeiro dia do ano não é necessariamente o 1º de janeiro. Precisamos considerar os calendários e religiões de cada civilização para contextualizar esse dia. A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César em 46 a.C., que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano Novo. Os romanos dedicavam esse dia a Jano e o nome do mês deriva do desse deus.

A celebração dos eventos de mudança de ano é também chamada de Réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que significa "despertar". Então, espero que seu "despertar" tenha sido cheio de simpatias que farão seu novo ano ser ainda melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário