sábado, 14 de junho de 2014

Desvendando PJ: Livro 2 - Capítulos 11 a 15

Ainda tô tentando... já foi metade, falta a outra metade. (Primeira Parte / Segunda Parte). Vamos lá...

LIVRO vs. FILME
  • Nossos heróis começam aqui a enfrentar os desafios do Mar de Monstros: Caríbdis, o redemoinho (que no filme tem dentes e no livro usa aparelho), Scila, a ninfa monstruosa (que no livro parece uma hidra e no filme não aparece) e sereias (excluídas no filme). Após passar por eles chegam a Circelândia, onde precisam enfrentar a bruxa Circe e Percy chega ser transformado em um hamster! Isso foi totalmente cortado no filme, pois eles são engolidos pelo redemoinho, encontram o navio de Clarisse e fogem dando uma gastrite explosiva nele. Depois eles chegam à ilha de Polifemo, que parece um parque de diversões.
  • No livro, chegar na caverna de Polifemo, relembra bem a história de Ulisses, que entra na caverna escondido nos carneiros e usa a tática do "ninguém". O filme é bem direto, sem carneiros e com o retorno de Grover à trama.
  • No livro, Tyson é dado como morto depois que o navio de Clarisse explode. Por ser protegido do fogo e filho de Poseidon, Tyson sobrevive e reaparece para salvar os heróis de Polifemo. No filme, o navio não explode e Tyson é dado como morto depois de enfrentar Polifemo e levar uma flechada dos capangas de Luke. Como ele caiu de um precipício dentro da água, se curou e sobreviveu.
NA MITOLOGIA...
  • Essa história traz uma releitura da Odisseia inserindo a busca de Jasão pelo Velocino de ouro. Caribdis, Scila, Circe, sereias, Polifemo e seus carneiros fazem parte da tentativa de Ulisses retornar pra casa após a Guerra de Troia. Talvez tenham sido os carneiros que fizeram o elo de ligação com o velocino, mas não existiam os "carneiros-piranhas" descritos no livro.
Tá chegando o fim dessa salada... oops... saga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário